banner oscar

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Itaipu sedia reunião de estatais sobre diversidade, equidade e inclusão
  Data/Hora: 27.abr.2026 - 8h 16 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Debates abordam desafios e soluções para tornar organizações mais diversas e inclusivas

 

Da Assessoria - fotos: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional*** - A Itaipu Binacional recebeu nesta quinta e sexta-feira (23 e 24) a 4ª Reunião do Grupo Executivo do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão. O encontro é realizado pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (Enbpar), com o apoio da usina.

 

A atividade congrega representantes da alta liderança de 27 estatais para debater a cooperação entre as organizações e a adoção de práticas para a promoção da diversidade, da equidade e do respeito às diferenças.

 

Durante a cerimônia de abertura, Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu, afirmou que as empresas públicas têm papel estratégico na redução das desigualdades e que esse compromisso exige coerência interna. “Não podemos cumprir nosso papel se não formos exemplo dentro das nossas próprias empresas”, disse, ao destacar desafios como a baixa presença de mulheres em áreas técnicas e a invisibilidade de determinados grupos.

 

O diretor também citou ações concretas adotadas pela atual gestão da Itaipu, como a retomada da área de responsabilidade social e do Comitê de Gênero, Raça, Diversidade e Inclusão, além da criação de editais com linhas específicas para pautas sociais e apoio a organizações da sociedade civil. “Temos uma linha voltada à diversidade e inclusão, apoiando movimentos sociais e entidades que atuam na defesa de direitos”, disse.

 

Verri destacou ainda medidas internas, como a redução da jornada de trabalho para pessoas com deficiência ou que tenham familiares nessa condição, reforçando o compromisso da empresa com a inclusão, e a criação do Comitê de Combate a Assédios e Discriminações.

 

Por vídeo, o diretor-presidente da Enbpar, Marlos Costa de Andrade, anunciou o lançamento do Currículo de Diversidade, Equidade e Inclusão da estatal. “Não é apenas um documento. É uma norma robusta, construída de forma transversal na companhia. Além disso, integramos indicadores de diversidade diretamente em nossos programas de governança, com metas de inclusão claras a serem alcançadas, demonstrando a priorização institucional dessas pautas”, afirmou.

 

Andrade ressaltou o poder da diversidade no enfrentamento de problemas sociais, como o racismo e a violência de gênero. “As empresas diversas são mais inovadoras e resilientes. Diversidade gera valor e, acima de tudo, ganho social”, sustentou, acrescentando que o engajamento com o tema é responsabilidade de todas as lideranças e que a omissão não é uma opção.

 

Para a coordenadora de iniciativas de gênero da Binacional e assessora do diretor-geral brasileiro, Victoria Pedro Correa, sediar a reunião do Pacto é importante “porque mostra o quanto a Itaipu está alinhada aos princípios do governo federal de debater questões de diversidade, equidade e inclusão”.

 

De acordo com ela, “a empresa está pronta para trazer esses temas aos empregados e pessoas atendidas por meio dos convênios, a fim de que possam se sentir parte desse processo e perceber que a inclusão pode fazer com que a gente tenha um país mais solidário, justo e igualitário, respeitando as diferenças”.

 

Após a solenidade, os participantes continuaram com a programação da 4ª reunião, com debates em dez grupos de trabalho sobre as ações em andamento e visitas técnicas na Itaipu. Ao todo, 39 empresas estatais são signatárias do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão, iniciativa que busca consolidar a agenda de inclusão como eixo estratégico na gestão pública.

 

Além de dirigentes das estatais, também participaram da abertura do evento os diretores de Itaipu André Pepitone (financeiro) e Renato Sacramento (técnico), além do conselheiro da Binacional, Iggor Gomes Rocha, e do diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner emprego
Banner Exposição
Banner Lúcia Helena
Banner Celeopa
Banner dialogando com o Mestre
Banner violência se limite
Banner Mirante

 

© Copyright 2025 - Direitos Reservados