Banner dicas de leitura

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Pré-Conferências de Saúde começam nesta quarta-feira (13) em São Miguel do Iguaçu
  Data/Hora: 12.mai.2026 - 17h 41 - Categoria: São Miguel do Iguaçu  
 
 
clique para ampliar

Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, dará início nesta quarta-feira, 13 de maio, ao ciclo de Pré-Conferências que antecede a 14ª Conferência Municipal de Saúde. A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação popular e promover o debate coletivo em torno das políticas públicas de saúde no município.

 

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, as pré-conferências serão realizadas em diferentes regiões, contemplando usuários, profissionais e prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Os encontros ocorrerão conforme o seguinte cronograma:

 

– Dia 13 de maio, às 14h30: ESFs Bruno Alfredo Boufleur (Santa Rosa) e Nelson Carminatti (Ipiranga), no Clubes de Mães do distrito Santa Rosa do Ocoí;
– Dia 15 de maio, às 14h30: ESF Aurora do Iguaçu, no Pavilhão da Igreja Católica da Comunidade Aurora do Iguaçu (Rua Protássio Alves);
– Dia 18 de maio, às 14h30: ESF São Jorge, no salão da comunidade;
– Dia 19 de maio, às 15h00: profissionais e prestadores do SUS, na Câmara Municipal;
– Dia 22 de maio, às 19h00: ESFs Rosa Rosanelli Boles / Santa Catarina (Central), Rita de Cássia Albônico de Bovi (Paraguaçu) e Gaúcha, no Lions Clube;
– Dia 25 de maio, às 19h00: ESFs Manoel Nicolau Bauer / Santo Antônio (Panorama) e Lúcia Barp da Costa (Novo Mundo), no Centro de Convivência do Idoso.

 

Durante as pré-conferências, serão levantadas propostas e demandas da população, que servirão de base para a construção das diretrizes que irão compor o Relatório Final da Conferência e subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

 

Neste momento em que as pré-conferências estão começando, a participação da população é considerada fundamental. Os encontros representam a oportunidade para que os moradores apresentem opiniões, sugestões e propostas que poderão contribuir diretamente para o fortalecimento das ações de saúde pública no município.

 

Além disso, os usuários do sistema de saúde também poderão participar do processo de composição do Conselho Municipal de Saúde. Para isso, é necessário estar vinculado a uma associação de moradores, clube de mães, entidade, sindicato ou organização representativa, além de ser indicado pelo presidente da instituição. Também é necessário participar das pré-conferências e estar presente na 14ª Conferência Municipal de Saúde, no dia 26 de junho, quando será realizada a eleição dos novos membros do conselho.

 

As fichas de inscrição para integrar o Conselho Municipal de Saúde podem ser retiradas diretamente na Secretaria Municipal de Saúde.

 

A 14ª Conferência Municipal de Saúde será realizada no dia 26 de junho de 2026, a partir das 08h00, no Centro de Convivência do Idoso Ilze Terezinha Piccoli Pagot, reunindo representantes da sociedade civil, trabalhadores da saúde, prestadores de serviços e gestores públicos.

 

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Moreira Prestes, destacou a importância da participação da comunidade nesse processo. “As pré-conferências são espaços fundamentais de escuta e construção coletiva. É o momento em que a população pode contribuir diretamente com sugestões e apontar necessidades, fortalecendo o SUS e garantindo que as políticas públicas estejam alinhadas com a realidade do nosso município”, afirmou.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner violência se limite
Banner dialogando com o Mestre
Banner Exposição
Banner Celeopa
Banner emprego
Banner Lúcia Helena
Banner Mirante

 

© Copyright 2025 - Direitos Reservados