Banner Luciana

 
 
   Categorias
  ATLETISMO
  Banco do Brasil
  Brasil
  Cartas do Leitor
  Educação
  Ego Famosos
  ENTREVISTAS
  Esporte
  Eventos
  Familias
  Foz do Iguaçu
  Geral
  Itaipu Binacional
  Lindeiros
  Moda
  Mundo
  Oeste
  Opinião do Leitor
  Policiais
  Politica
  Santa Terezinha de Itaipu
  São Miguel do Iguaçu
  Sociais
  Virtudes e valores
 
     
   Colunistas
Cultura
João Maria
 
   
 
   Previsão
 
 

       
Com investimento da Itaipu, nova ponte entre Lapa e São João do Triunfo resolve gargalo logístico histórico
  Data/Hora: 22.jun.2026 - 11h 12 - Categoria: Itaipu Binacional  
 
 
clique para ampliar

Assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta sexta-feira (19). Além da ponte, investimentos da binacional na região incluem projetos de coleta seletiva, segurança hídrica, saneamento e educação ambiental 

 

Da Assessoria – fotos: Sara Cheida/Itaipu Binacional - A Itaipu Binacional e a Prefeitura Municipal da Lapa, no sul do Paraná, assinaram nesta sexta-feira (19) a ordem de serviço para o início das obras de uma ponte sobre o Rio Iguaçu, ligando a Lapa ao município vizinho de São João do Triunfo. A nova ligação deverá impulsionar a economia local, calcada na produção agrícola e no turismo rural, e substituirá o atual transporte por balsas, que só pode ser realizado quando o nível do rio permite.

 

A construção da ponte representa um investimento total de R$ 10,5 milhões (R$ 8,78 milhões da Itaipu e R$ 1,76 milhões de contrapartida da Prefeitura da Lapa). Será uma estrutura rodoviária de 140 metros de extensão, com capacidade para suportar trânsito pesado, de veículos de até 45 toneladas. A empresa que venceu a licitação é a construtora MS Klauczek.

 

 

“Este investimento é resultado do empenho das equipes técnicas da Itaipu, das prefeituras e das lideranças políticas envolvidas. Mas, além disso, é também resultado das políticas públicas do Governo do Brasil”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri. “Estamos atendendo diretamente aqueles que mais necessitam, dando prioridade aos municípios de menor IDH do Paraná”, completou.

 

A iniciativa faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que desde 2023 expandiu a atuação da binacional para apoiar o desenvolvimento dos 399 municípios do Paraná e de 35 do sul do Mato Grosso do Sul.

 

Logística integrada à vocação do campo

Projetada na divisa entre Lapa e São João do Triunfo, a nova estrutura civil elimina um gargalo logístico histórico e terá impacto direto na circulação de pessoas, bens e mercadorias. A obra beneficiará diretamente as economias de ambos os municípios.

 

“Este é um marco histórico, um presente pelos 257 anos do município, completados no último dia 13 de junho”, afirmou o prefeito da Lapa, Diego Ribas. “Além do impacto para agricultores e do melhor acesso para moradores e turistas, essa ponte tem um significado muito importante para a segurança dos alunos que hoje utilizam a balsa para estudar nas escolas municipal e estadual de Vila Palmira”, completou o prefeito de São João do Triunfo, Mário Cezar da Silva.

 

A Lapa se destaca pelo cultivo de grãos, avicultura e por ser o maior produtor de pêssego e ameixa do Paraná, além do turismo associado ao seu patrimônio histórico. Já São João do Triunfo tem 65% de seu PIB ligado ao setor primário, principalmente lavouras e extração de erva-mate.

 

Para José Zatcerconey, presidente da Associação dos Moradores de Faxinal dos Mineiros, a ponte trará um impacto muito positivo. Morador de um assentamento que se dedica principalmente à produção de tabaco, milho, feijão e hortaliças, ele conta que hoje a produção fica restrita ao município, por causa das limitações da balsa.

 

 

 

Outro agricultor local, Adilson Koslovski, de Vila Palmira, conta que não é possível passar com um caminhão carregado pelo sistema atual. “Às vezes, nem caminhão vazio passa. Também temos dificuldade com maquinário agrícola, como trator e colheitadeira. Outra limitação é o horário de funcionamento, das 8h às 17h, com pausa para o almoço. Com a ponte, vai ter mais opção para comercializar a produção”, completou.

 

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço também contou com a participação dos deputados federais Gleisi Hoffmann, Elton Welter e Tadeu Veneri, e dos deputados estaduais Hussein Bakri e Ana Júlia, entre outras autoridades.

 

Gestão de resíduos sólidos

Ainda na Lapa, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, acompanhado de diversas autoridades, visitou a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Lapa. A cooperativa conta com 20 catadores e recebeu apoio da Itaipu para a gestão de resíduos sólidos, incluindo equipamentos como esteiras, prensas, caminhão-baú, uniformes e consultoria administrativa. Entre os principais resultados, está o índice de reciclagem de 30% dos resíduos do município e o incremento da renda dos catadores, que atingiu uma média mensal de R$ 3.600.

 

 

A atuação da Itaipu na Lapa, contudo, vai além da infraestrutura de transporte e da reciclagem. Por meio de editais do programa Itaipu Mais que Energia, a Binacional financia diversas organizações sociais, além da instalação de um biodigestor de pequeno porte para o tratamento de resíduos orgânicos na Escola Municipal do Campo Contestado, da ampliação da rede do Sistema de Abastecimento de Água da comunidade de Paiquerê e da recuperação e proteção de 20 nascentes.

 
 

 

 

 
 
Deixe seu comentário!
 
 
 
Banner Exposição
Banner Celeopa
Banner Mirante
Banner Lúcia Helena
Banner violência se limite
Banner dialogando com o Mestre
Banner emprego

 

© Copyright 2025 - Direitos Reservados