São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Associações e semelhanças  
  Publicado em 4 de Março de 2022  
 
   
 
 
 
Associações e semelhanças

Por Paulo Hayashi Jr,

 

Pelas afinidades da vida há os encontros e desencontros de gostos, pensamentos e sentimentos que aproximam ou não os indivíduos. Pessoas afins apresentam sintonias de ânimos e ideias que se tornam quistas umas às outras. Todavia, por mais preciosas que sejam as afinidades é vital investigar com profundidade a observação: "Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo" (Provérbios 3:27). 

 

Ou seja, execute o certo em toda ocasião. Não te associe com o mal por influências de terceiros. Não deixe o próximo estragar o teu dia. É a postura estoica de que nem tudo está sob o nosso controle e para aquelas que podemos influenciar, que façamos o certo. De fazer o nosso melhor, mesmo que o outro não esteja preparado. Ou ainda não acordou do sono da inércia, ou do cativeiro da ignorância. É essencial luz e amor para brilhar e realizar a diferença. Uma claridade que não ofusca, nem afasta as pessoas. Nisso reside a conduta da grande alma indiana, Mahatma Gandhi: ser a diferença no mundo que se quer ver.

 

De agir não na postura da Lei de Talião, de olho por olho, dente por dente. Mas nas iluminações das sombras interiores e nas bem-aventuranças para florescer no mundo o que se tem de melhor. Apenas quando se trata o presente como uma oportunidade de se associar com o bem, o belo e a verdade universal tornar-se-á possível ao ser humano atravessar a ponte para searas mais felizes.

 

Paulo Hayashi Jr - doutor em administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp.

 

 
 

 

 

 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com