Da Assessoria - O Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba vão investir R$ 67,9 milhões na melhoria da infraestrutura viária na região do Jardim Botânico, com a construção de uma nova trincheira, facilitando o acesso de quem se desloca da Capital para o Litoral e vice-versa pela BR-277. O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o prefeito Eduardo Pimentel assinaram nesta quarta-feira (14) no Palácio Iguaçu o convênio que autoriza a execução da obra.
O projeto feito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) prevê a construção de uma trincheira sob a Avenida Prefeito Lothário Meissner que vai permitir a ligação direta entre as ruas Ostoja Roguski e Alberto Twardowski. Também serão implantadas alças de acesso e um complexo viário completo, com iluminação, sinalização e urbanização, para funcionamento do sistema de circulação da trincheira, totalizando melhorias em cerca de dez ruas da região. Os recursos são da Secretaria de Estado das Cidades.
A obra se complementa ao aumento de capacidade de BR-277, que vai ganhar três pistas até o Litoral a partir deste ano, dentro do pacote previsto no Programa de Concessões Rodoviárias do Paraná. As obras desse trecho serão executadas pela EPR Litoral Pioneiro. O objetivo é facilitar a conexão com a BR-277, uma das saídas da capital com destino ao Litoral, que passará a receber uma pista nova em cada sentido a partir deste ano.

Portos batem recorde com 73,5 milhões de toneladas e alcançam maior crescimento do País
"É um grande anúncio para o início do ano. São R$ 67 milhões para essa nova trincheira do Jardim Botânico. Daremos mais comodidade, segurança no trânsito, e vamos dar mais mobilidade para a cidade. Curitiba ganhará velocidade. Essa obra também atende uma demanda imensa da população", disse Ratinho Junior. "É um local que reúne a Universidade Federal do Paraná e a Federação das Indústrias do Paraná. Vamos tirar o entroncamento que causa filas".
O secretário das Cidades, Guto Silva, destacou que os recursos já estão garantidos. "É uma obra desenhada com a Prefeitura para dialogar com a melhoria da BR-277. Estamos olhando para a complexidade dessa ligação e vamos resolver esse gargalo", acrescentou.