Da Assessoria - O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), realizou na quinta-feira, 29, o primeiro encontro do Grupo de Gestão Autônoma da Medicação (GAM).
A iniciativa propõe um novo olhar sobre o cuidado em saúde mental, valorizando o diálogo, a escuta e a participação ativa do usuário no acompanhamento do seu tratamento, especialmente no uso de medicamentos. Neste primeiro momento, poderão participar do grupo exclusivamente pacientes atendidos pelo CAPS, mediante encaminhamento médico.
A presidente do grupo condutor de saúde mental, a assistente social Carmem Trisch Monte, destacou que o grupo tem como objetivo fortalecer a autonomia dos pacientes. “Tem muitos pacientes que utilizam a medicação, mas sentem efeitos colaterais fortes e não questionam o médico. Esse trabalho busca mostrar ao grupo que esse diálogo é fundamental e necessário”, explicou.
A acadêmica de Medicina da UNILA, Paula Rafaella Teixeira Barbosa Pinto, salientou que, no grupo, os participantes são incentivados a compreender melhor o próprio tratamento e a compartilhar experiências, dúvidas e decisões junto à equipe de saúde. “Assim, o cuidado passa a ser construído em conjunto, com o paciente sendo o protagonista do autocuidado”, afirmou.
O médico psiquiatra Gabriel Curan Pontieri, que orienta o grupo, avaliou positivamente o primeiro encontro. “Foi muito interessante a participação dos integrantes. Todos foram participativos e tivemos boas trocas de ideias”, observou.
Os encontros do Grupo de Gestão Autônoma da Medicação acontecerão sempre na última quinta-feira de cada mês, às 14h00, nas dependências do CAPS.
