São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Município de São Miguel do Iguaçu registra avanço na cobertura vacinal de crianças menores de dois anos  
  Publicado em 13 de Fevereiro de 2026  
 
   
 
 
 
Município de São Miguel do Iguaçu registra avanço na cobertura vacinal de crianças menores de dois anos

Da Assessoria - Após um período marcado por baixas coberturas vacinais em todo o país, o Município de São Miguel do Iguaçu vem apresentando avanços significativos na vacinação da população, com resultados expressivos na cobertura de crianças menores de dois anos.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esses resultados refletem o comprometimento das equipes de saúde e da população, que compreendeu a importância da imunização. “O bom desempenho é fruto de um trabalho contínuo de busca ativa, ampliação de horários de atendimento, ações educativas e acompanhamento sistemático das cadernetas de vacinação”, destacou a secretária Fernanda Moreira Prestes. Ela ressaltou ainda que, quando identificadas vacinas em atraso, as equipes entram em contato direto com os responsáveis, garantindo que nenhuma criança fique desprotegida.

 

A vacinação nos primeiros dois anos de vida é essencial para proteger contra doenças graves, como poliomielite, sarampo, coqueluche, meningite, hepatites e outras infecções que podem causar complicações severas. Manter o calendário vacinal atualizado é uma das medidas mais eficazes de saúde pública.

 

Conforme dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), referentes às doses aplicadas no ano de 2025, o Município alcançou os seguintes índices:

Ao nascer:
– BCG – 111,36%
– Hepatite B (<30 dias) – 130,40%

 

Menores de 1 ano de idade
– Febre Amarela – 80,11%
– Pólio Injetável (VIP) – 101,42%
– Pnemo 10 – 101,42%
– Meningo C – 107,39%
– Penta (DTP/ Hep B/ Hib) – 101,99%
– Rotavíros – 98,58%

 

1 ano de idade
– Hepatite A infantil – 105,11%
– DTP (1º reforço) – 101,42%
– Tríplice Viral 1º dose – 106,67%
– Tríplice Viral 2º dose – 104,55%
– Pnemo 10 (1º Reforço) – 101,42%
– Pólio Injetável (VIP)(reforço) – 104,83%
– Varicela – 107,39%
– Meningocócica Conjugada (1ºreforço) – 106,53%

 

Segundo a secretária, a meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% para a maioria das vacinas, sendo 90% para BCG e rotavírus. “Observamos que ficamos com um ótimo desempenho. Sendo fruto de um trabalho em equipe e uma gestão participativa”, enfatizou.

 

Outro fator que contribuiu para os bons resultados foi a integração entre agentes comunitários de saúde e unidades básicas de saúde, fortalecendo o vínculo com as famílias e facilitando o acesso às informações. Campanhas de vacinação, dias D e ações em parceria com CMEIs e escolas também ajudaram a ampliar a cobertura.

 

Os dados de cobertura vacinal podem ser consultados publicamente por meio do Painel de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde*, ferramenta oficial que reúne e atualiza os indicadores de imunização de todos os municípios brasileiros, garantindo transparência e acompanhamento dos resultados.

 

A Secretaria de Saúde reforça que as vacinas são seguras, gratuitas e estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. “Pais e responsáveis devem apresentar a caderneta da criança para conferência e atualização das doses necessárias, garantindo a proteção completa das crianças”, reforçou Fernanda.

 

O município segue monitorando os indicadores e investindo em estratégias para manter e ampliar os níveis de cobertura, garantindo mais proteção, qualidade de vida e desenvolvimento saudável para as crianças de São Miguel do Iguaçu.

 
 

 

 

 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com