São Miguel do Iguaçu / PR -  
  O jornal   Fale Conosco
 

  Empresa de Foz do Iguaçu vence licitação para descarte ambiental inédito de 63 ton de lixo eletrônico de Itaipu  
  Publicado em 16 de Outubro de 2012  
 
   
 
 
 
Empresa de Foz do Iguaçu vence licitação para descarte ambiental inédito de 63 ton de lixo eletrônico de Itaipu

Foto: Caio Coronel - A Irmãos Krefta Ltda, de Foz do Iguaçu, foi a vencedora da licitação que dará fim a 63 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, o “lixo eletrônico”, acumulado pela Itaipu ao longo de quase 30 anos. O resultado foi definido no último dia 3, com a declaração da vencedora. A retirada dos lotes deve ser feita em 15 dias, após emissão da ordem de início de serviço, prevista para a próxima semana.

 

Caberá à Krefta remover os lotes estocados no Almoxarifado da binacional e dar uma destinação ambientalmente correta ao material, ação que será validada por Itaipu. A vencedora receberá R$ 9.450,00 pelo serviço. O contrato prevê desde a coleta e o transporte desses lotes até a destinação sustentável dos resíduos, que não podiam mais ser reaproveitados por Itaipu.

 

Em meio as 63 toneladas de materiais estão carcaças de impressoras, computadores, telefones e outros insumos, que passaram por uma triagem antes de serem considerados “lixo”. O longo período de armazenamento ocorreu por precaução da binacional. “Agora, pudemos optar pelo descarte porque já existem empresas no mercado que garantem o uso ecológico desses insumos, mas isso é um fato recente”, afirmou José Diniz Goulart Borges, gerente da Divisão de

Almoxarifado de Itaipu.

Economia

 

Além de sustentável, o descarte foi econômico. A escolha da empresa, feita por meio de pregão eletrônico, teve a participação de quatro concorrentes. Juntos, eles fizeram 154 lances, até que o pregão definisse a vencedora. A disputa acirrada representou à Itaipu uma “economia” de 81% do valor inicial estimado, fixado em R$ 50,4 mil.

 

Esta foi a primeira licitação feita por Itaipu para descarte sustentável de lixo eletrônico, conforme os preceitos da logística reversa. O conceito prevê a devolução dos produtos no pós-consumo aos seus fabricantes ou retorno desses insumos ao ciclo produtivo.

 

A iniciativa integra o Sistema de Gestão da Sustentabilidade (SGS) de Itaipu. Lançado em junho, o SGS prevê que todos os programas e projetos desenvolvidos pela binacional estejam em harmonia com os princípios da sustentabilidade.

 
 

 

 

 
 
     
 

 
 
     
Publicidade

 

 


© Copyright 2025 - Direitos Reservados - desenvolvido por Oberdan.com